Dicionário Bíblico


Aba / Abba – Palavra aramaica (Marcos 14:36) cuja melhor tradução seria “papai”. Aba designava algo profundamente pessoal e carinhoso, considerado pela maioria dos que viveram nos dias de Jesus, pouco respeitoso para ser empregado em referência a Deus.
Abibe – Março/Abril.
Ablução – Prática religiosa que consiste em lavar o corpo ou parte dele. Ritual de Purificação.
Abominação – O que é contrário ou detestável a Deus ou ao seu povo, como a idolatria e a imoralidade (Isaías 66).
Abóbada – Teto.
Abstenção – Abstinência; recusa voluntária de participar de qualquer ato.
Abster – Conter, refrear.
Abster-se – Privar-se; conter-se.
Acácia – Madeira durável facilmente encontrada no deserto do Sinai. Foi empregada na construção do tabernáculo do Antigo Testamento. Hoje a goma da acácia encontra aplicação comercial e medicinal.
Acaia – Província romana que compreende a parte central da atual Grécia (Atos 18,12.27), onde Paulo pregou o Evangelho durante a segunda e a terceira viagem missionária (Atos 17-19).
Ação de Graças – Confissão de Bênçãos, Gratidão.
Acepção – Escolha, seleção.
Açoite – o costume geral de castigar, no oriente, era, e ainda é, bater com varas.
Acrisolar - Purificar, provar.
Adágio – Ditado, provérbio, axioma.
Adivinhação – Ato de “receber” (alegadamente) mensagens do mundo dos espíritos valendo-se de um intermediário humano ou de objetos inanimados, como as vísceras de animais submetidos a exame.
Admoestar – Censurar, repreender com brandura; aconselhar, exortar.
Adoração – Ato de adorar, render culto, amor profundo, reconhecimento.
Adultério – É toda relação sexual extraconjugal do homem ou da mulher que já sejam casados.
Ágape – Palavra grega para amor que implica em doação não egoísta, amor com propósito.
Aguilhão – Uma grande vara para conduzir gado, tendo numa das extremidades um ferro de ponta aguçada (Juízes 3.31 – 1 Samuel 13.21 – Eclsiastes 12.11). Em Atos 26.14, a frase ‘Dura coisa é recalcitrares contra os aguilhões’ é uma expressão proverbial muito vulgar em grego e latim, para mostrar que é vã a resistência quando o poder é grande.
Alabastro – espécie de mármore branco e de pouca dureza, utilizado nos trabalhos de escultura; vaso, sem asas, para queimar perfumes; medida de capacidade equivalente a 26 centilitros.
Aleluia – Louvai ao Senhor, Louvado seja o Senhor.
Alforge – Um saco que os viajantes usam para levar dinheiro e mantimento para a jornada. Era feito de diversos materiais, geralmente pele ou couro, e estava preso à cintura.
Aljava - o receptáculo em que se levavam as setas. Pode também ser uma espada ou outra arma, suspensa do ombro.
Aliança – Acordo bilateral de obrigação mútua entre as partes.
Alimária – Animal irracional; bruto.
Alosna – Nome comum de várias plantas, entre elas o absinto; normalment, a união de várias plantas.
Alparca – Tipo de sandália que se amarra no pé com tiras de pano ou couro.
Altar – Feito de terra ou de pedras (Ex 20,24), o altar servia em geral para oferecer sacrifícios; ocasionalmente é um monumento que lembra experiências religiosas dos patriarcas (Gn 12,8; 13,8; 26,25; 33,20). O altar tinha nos ângulos quatro pontas salientes, chamadas também chifres; elas simbolizavam o poder e a força de Deus (Ex 27,2; 37,25). Um criminoso agarrando-se nelas poderia garantir para si o asilo (21,14; 1Rs 1,50) e escapar à vingança de sangue. No templo havia o altar dos holocaustos e o altar do incenso. No NT o altar perde sua importância, pois Cristo aboliu com seu sangue os sacrifícios cruentos do AT (Hb 9,28). Em seu lugar ganhou importância a mesa, pois a eucaristia celebra a ceia do Senhor (1Cor 11,20).
Altos (lugares altos) – Lugares de adoração muitas vezes associados às práticas religiosas pagãs, à imoralidade e aos sacrifícios humanos.
Amém – Termo hebraico que significa certamente, verdadeiramente, assim seja.
Amorreus – Nome de um dos povos que ocupavam a Palestina e a Transjordânia Antes dos israelitas. Foram derrotados pelos israelitas ao iniciarem a conquista de Canaã, após a saída do Egito.
Anátema – exclusão temporária ou definitiva de uma pessoa do culto e da comunidade, maldição, reprovação, execração, réprobo.
Anel de sinete – Anel em que se encravava o nome ou símbolo de uma autoridade. Era empregado na impressão sobre barro não-seco ou cera para legitimar documentos oficiais. Símbolo de autoridade.
Anjo – Significa mensageiro, enviado. Neste sentido Deus pode enviar profetas ou sacerdotes como seus mensageiros. Em textos anteriores à monarquia, o anjo é às vezes identificado com o próprio Deus  ou uma pessoa enviada por ele (quer seja uma pessoa de carne e osso ou mesmo um ser da corte celestial).
Ano Sabático - Tempo de Sábado para a terra. Os israelitas deviam observá-lo deixando de plantar ou colher qualquer alimento a cada período de sete anos.
Antítese – Oposição entre ideias ou palavras; contrário.
Antitético – Que contém antítese.
Apostasia – Ato de desviar-se ou afastar-se do relacionamento com Deus.
Apóstolo – Alguém enviado como representante. No Novo Testamento, aquele que tivesse visto a Jesus e por Ele tivesse sido comissionado para ensinar outras pessoas a respeito Dele.
Aramaico – Idioma falado na Palestina nos tempos de Jesus e da igreja primitiva.
Arca da Aliança – Objeto mais sagrado de culto em Israel. Uma caixa feita de acácia e coberta com ouro. A arca ficava guardada no Santo dos Santos do tabernáculo durante o Êxodo e no Lugar Santíssimo do templo edificado por Salomão. Ela não podia ser tocada; era transportada por varapaus sobre argolas fixadas nos seus quatro cantos.
Arcanjo – Chefe dos anjos.
Areópago – Colina de pedra junto à Acrópole de Atenas, onde havia santuários pagãos. Ali se reunia o Supremo Tribunal de Atenas.
Armagedom – Lugar onde os exércitos do mundo se encontrarão na última batalha contra Deus.
Arraial - Acampamento.
Arrependimento – Profunda mudança de atitude, pela qual já não convergimos para o pecado, mas sim para Deus. Embora o arrependimento possa corresponder a mero remorso ou desgosto por pensamentos ou ações do passado, conota, em seu sentido pleno, uma mudança de direção que resulta numa retomada deliberada de novas diretrizes para o futuro.
Arvorar – Erguer; erigir.
Ascensão – Ato de ascender, subir, promoção.
Asera – Divindade feminina dos fenícios, companheira de Baal, representada por um árvore ou por uma estaca sagrada.
Asírios – Semitas, descendentes de Assur, um dos filhos de Sem. Estabeleceram-se no curso médio do rio Tigre, na Mesopotâmia. Eram um povo guerreiro, que herdou a cultura hurrita e suméria e fundou um grande império no séc. VII aC, destruído pelos medos e babilônios em 605 a. C. Foram eles que destruíram o reino de Israel (722 aC) e exilaram sua população.
Aspergir / Espargir – Espalhar em borrifos um líquido.
Astarote – Consorte feminina de Baal, o principal deus dos cananeus. Deusa do amor, da fertilidade e da guerra. Também chamada Istar pelos babilônios, Afrodite pelos gregos e Vênus pelos romanos. Outra forma do nome é Asera.
Astarte – Deusa semítica da vegetação e da fertilidade, associada a Baal. Era cultuada em toda a Ásia Menor, especialmente na Fenícia. Seu culto também foi muito apreciado pelos israelitas, arrastando-os à idolatria.
Autêntico – Ou genuíno, diz-se de um escrito que é realmente do autor a quem se atribui, ou de um texto traduzido enquanto é fiel ao original. O fato de um livro da Bíblia ser falsamente atribuído a algum determinado personagem bíblico não lhe tira a autoridade de escrito inspirado e canônico.
Asmos / Ázimos – São pães sem fermento que se comia na semana da Páscoa. A festa dos Asmos celebrava-se no princípio da colheita da cevada e do trigo.
Baal – deus cananeu da fertilidade responsável, segundo se acreditava, pela germinação da plantação, pela multiplicação dos rebanhos e pelo aumento de filhos na comunidade. O mais conhecido dos deuses de Canaã.
Babel – A grande cidade de Gênesis, onde a torre de Israel foi construída, e também a capital da Babilônia. Foi na terra de Babel que Deus fez surgir novas línguas, para castigar o orgulho humano.
Babilônia – Fundada por Nimrode e se localizava no rio Eufrates; Império as sul da Mesopotâmia (atual Iraque). Os isralitas gastaram 70 anos como prisioneiros na Babilôna ao tempo de Daniel.
Baios – Castanho.
Bálsamo de Gileade – Produto cosmético e medicinal que os israelitas faziam a partir de um tempero ou seiva de árvore.
Batismo – Ordenança do Senhor Jesus. Simboliza a morte do velho homem (velha natureza) e a ressurreição da nova criatura em Cristo. Alguns afirmam que a forma correta é a imersão, levando em conta o simbolismo empregado prinicipalmente por Paulo, comparando o batismo ao sepultamento. Só não podemos nos esquecer que na época que Paulo fez essa comparação, o sepultamento não era feito como hoje, abaixando a pessoa na terra, mas sim colocando num buraco, normalmente numa rocha ou montanha. Logo, por conta desse simbolismo, não dá pra chegar a essa forma como a correta. Assim, o batismo pode ser realizado como era normalmente nos primórdios do cristianismo (atestato por documentos como a Didaqué): por aspersão, derramamento ou imersão. Além disso, precisamos lembrar que o batismo surgiu (nas páginas da Bíblia) com João Batista e ele queria chamar a atenção de judeus, que faziam banhos de purificação, que eram realizados normalmente por aspersão.
Basilisco – Serpente lendária que matava com um simples olhar.
Belém – Pequena cidade de Judá, a alguns quilômetros de Jerusalém. Foi nesta cidade em que Jesus nasceu.
Belzebu – Satanás, príncipe dos demônios.
Bendizer – louvar grandemente, glorificar.
Benignidade – Qualidade de ser bom.
Berilo – Turqueza. Esta jóia era a décima pedra, ou a primeira da quarta ordem, engastada no peitoral do sumo sacerdote. Não se sabe bem que espécie de pedra era essa. É, também, a oitava das pedras preciosas que formavam os fundamentos da Jerusalém Celestial onde, provavelmente, significa o moderno berilo, que é muito semelhante à esmeralda.
Betel – Cidade da terra de Israel ao noroeste de Ai.
Betume – Esta substância era colhida na forma de lodo na região do mar Morto, e do Eufrates, e em outros lugares, sendo usada como cal nas construções – era especialmente empregada para proteger da umidade em toda a extensão as camadas inferiores. o betume que jorra das nascentes é frequentemente visto flutuando à superfície do mar Morto em grandes pedaços, e também correndo pelo rio Eufrates abaixo. Erupções de betume são frequentes ao longo das praias do mar Morto, que também se chama ‘Lago do Asfalto’. Empregava-se muito nas construções, tendo-se encontrado certas quantidades de betume, seco e duro, nas grandes ruínas, como as de Babilônia.
Beulá – Casada.
Blasfemar – Falar a respeito de Deus ou de assuntos sagrados de modo descuidado, indevido ou afrontoso. Aquilo que contraria e afronta Deus e Sua palavra.
Borra – Sedimento que se forma durante a fermentação do vinho. A borra, se não separada do vinho, lhe provoca um sabor acre. Serve de retrato das características indesejáveis dos ímpios e do amargor da ira de Deus contra eles. Também pode ser um resto de pó de café que se forma no fundo de um recipiente, usado para “advinhações”.
Bruxaria – Prática de prever o futuro mediante a interpretação de presságios, o exame do fígado de animais sacrificados e o contato com os mortos entre outras técnicas. Ou mesmo a tentativa de lançar algum tipo de feitiço sobre algo ou alguém, para derteminado fim. A lei do Antigo Testamento proibia essas práticas de ocultismo e de magia.
Cades – Antiga cidade dos heteus na região norte do Líbano, próxima do rio Orontes, provavelmente uma ruína ou coluna ao tempo de Davi.
Cades-Barnéia – Importante cidade e região no lado Sul do Deserto de Zim e no lado norte de Parã. Os israelitas ficaram acampados nesta cidade quando enviaram 12 homens para espionar a terra de Canaã.
Cafarnaum – Principal cidade do litoral norte do mar da Galiléia no tempo de Cristo. Jesus estabeleceu-se nesta cidade quando começou seu ministério. Simão, André, Tiago, João e Mateus trabalhavam em Cafarnaum quando Jesus os chamou.
Calabouço – cárcere, provavelmente, um subterrâneo, no meio do pátio interior da casa, com recessos abobadados em volta, onde os prisioneiros eram colocados.
Cálice – Segundo o costume dos judeus, nos seus sacrifícios de ação de graças, o anfitrião tomava um cálice de vinho na mão, e em palavras solenes rendia graças e louvores a Deus pelos benefícios recebidos, naquela ocasião especial, e passava depois o cálice a todos os convidados, cada um dos quais bebia dele. Taça, copo com pé.
Calvário – Três dos evangelistas conservam o nome aramaico do lugar onde Jesus foi crucificado, isto é, Gólgota (a caveira), e acrescentam a interpretação – ‘Lugar da Caveira’. Lucas omite isto, e mais simplesmente diz: ‘Quando chegaram ao lugar chamado Calvário, ali o crucificaram’ (Lc 23.33). Na Vulgata, e traduções da Vulgata, adota-se o termo latino Calvário, que é empregado como nome próprio, ‘o lugar que se chama Calvário’. E é este o nome pelo qual é mais conhecido em Portugal e no Brasil o local da crucificação de Jesus Cristo.
Cana Aromática - Cálamo: Seu sumo era um dos ingredientes das ofertas de incensos.
Candeeiro – Utensílio de várias formas, com ou de suspensão, utilizado para iluminação.
Cântaro – Jarro ou vaso grande para guardar líquidos.
Canzil – Canil; cada um dos paus presos aos tirantes ou por baixo da canga, entre os quais se meteo pescoço do boi ou do cavalo.
Capitel – Coroamento do fuste (haste, cabo) duma coluna.
Carbúnculo – Tumor gangrenoso e inflamatório; antraz; rubi de grande brilho.
Carmesim – A palavra carmesim refere-se à fêmea do inseto cochonilha, que se pega à azinheira da Síria. Quando viva, a ninfa é quase tão grande como o caroço da cereja, tendo uma cor escura de amaranto – mas quando está morta, torna-se tão pequena como um grão de trigo. Vê-se muito na Palestina, e ainda por vezes se usa para tingir. A escarlate provém do mesmo inseto, mas nem sempre são essas cores exatamente distintas.
Catadupa – Catarata; queda de grande porção de água corrente.
Cativeiro – Escravidão, local onde se é levado contra a vontade e onde você não tem direitos.
Celeuma - barulhos, gritaria, gritos de protestos, algazarra.
Cenáculo – Lugar alto em Jerusalém onde Jesus e seus discípulos tomaram a Última Ceia.
Centurião – Oficial do exército romano encarregado de 100 soldados.
Cetro – Bastão que o rei segurava na mão como símbolo de autoridade real.
Chilrar / Chilrear – Tagarelar.
Cidadela – Torre ou outra edificação preparada para guerra, sobretudo dentro de uma cidade, em geral considerada como a imbatível unidade de defesa da cidade.
Cinamomo – Perfume.
Circuncisão – Ato de cortar e retirar um excesso do prepúcio do pênis em geral no oitavo dia após o nascimento. Era uma lembrança física do relacionamento especial entre Deus e seu povo escolhido.
Cisterna – Poço coberto escavado na rocha ou no barro para de receber e armazenar água da chuva. As cisternas, fundamentais para a vida nos climas áridos, simbolizavam a segurança.
Clangor – Som estridente de trombeta.
Codorna – Ave pequena, sarapintada, semelhante à perdiz; as codornas migravam da África do Norte através do Egito, do Sinai e da Palestina. Deus providenciou codornas junto com o maná como alimento para sustentar os israelitas nas peregrinações pelo deserto.
Colocíntida – Coloquíntida; planta medicinal; espécie de pepino amargo e purgativo.
Compungir – Magoar; afligir; arrepender; pesar profundo
Concubina – Mulher que pertencia a um homem num relacionamento inferior ao conjugal. A concubina, comum nas culturas antigas, nas quais se praticava a poligamia, muitas vezes integrava os despojos da guerra com o propósito fundamental de gerar filhos para o homem.
Concupiscência - Desejo ou apetite excessivo. Geralmente se entende do relacionado com a inclinação sexual, embora abarque também outros âmbitos.
Consagração – Ritual do Antigo Testamento que simbolizava as responsabilidades e os privilégios do sacerdócio levítico. A palavra hebraica traduzida por consagrar significava literalmente encher a mão e provavelmente se referia a ofertas depositadas nas mãos deles.
Consagrar - Separar ou dedicar para o uso de Deus.
Cordel – Linha, corda ou barbante de determinado comprimento, usado para medir. Às vezes usado como símbolo do castigo completo e premeditado que Deus inflige a Judá e a outras nações, mas também usado como símbolo de restauração.
Coscorão – Bolo de farinha e ovos, frito em azeite e passado no açúcar.
Coudelaria – Estabelecimento, em geral do Estado, onde se criam e apuram as raças de cavalos e de outros animais.
Côvados – Unidade de medida em torno de 50 cm de cumprimento. Distância do cotovelo até a ponta do dedo médio.
Crucificação – Método de execução usado pelos romanos no tempo do Novo Testamento. A pessoa a ser crucificada era pregada normalmente em dois travessões de madeira formando uma cruz. Um prego atravessava os dois pés e dois outros atravessavam cada pulso. Alguns criminosos condenados por crimes sérios eram crucificados.
Dádiva – Boas coisas.
Dardo – ’Dardos inflamados’: são setas ou outras armas de arremesso, lançadas quando estão em fogo ou têm em si qualquer material combustível. No caso de Efésios, são pensamentos, maldades, algo que o inimigo lança na tentativa de nos derrotar em nossa busca pela santidade.
Debilidade – Qualidade ou estado de débil; falta de vigor ou energia (física ou psíquica); fraqueza.
Debalde – Em vão.
Deidade – Toda a natureza de Deus; aquilo que Deus é.
Decápolis – Nome da confederação de cidades gentílicas tiradas à força de sob o controle judaico pelo general romano Pompeu em 63 a. C. Todas, menos uma, se situavam a leste do rio Jordão.
Demônio / Satanás – Diabo, Acusador, Adversário. Falso acusador, que calunia Deus perante o homem, e o homem perante Deus.
Demover – Afastar-se, deslocar-se, sair.
Denário – dinheiro, era a principal moeda romana de prata. Era, geralmente, o salário que um homem recebia pelo trabalho de um dia.
Desígnio – Plano, propósito.
Despojar – Roubar ou saquear como ato de guerra. O substantivo despojos refere-se aos objetos pilhados dessa forma.
Desposado – Indivíduo recém-casado, ou noivo.
Desposar – Casar.
Destra – Mão direita. Palavra usada com uma figura de linguagem, para indicar habilidade poder ou autoridade, intimidade, lugar de honra próxima de alguém.
Desventura – Infelicidade, infortúnio, má sorte.
Dia da Preparação – O dia anterior à Páscoa. Recebeu esse nome pelo fato de serem feitos muitos preparativos para a festa.
Dia do Senhor – Conceito do Antigo Testamento referente à ocasião em que Deus agirá para fazer justiça aos retos e condenar os ímpios. O Novo Testamento relaciona-o mais especificamente com a Segunda Vinda de Jesus. O Dia do Senhor era um momento tanto de salvação quanto de condenação.
Diabo – Por sua etimologia, Demônio, de dia-ballo = dividir, o caluniador, e Satã (do hebraico: adversário), o acusador. É o mesmo sujeito com esses e outros muitos nomes (Dragão, Maligno, Belial, Inimigo, Tentador).
Dilúvio – Tempo quando Deus cobriu a terra com água para destruir todo o mundo, exceto Noé, sua família e os animais que estavam na arca.
Discípulo – aluno ou seguidor; partidário de determinado mestre ou escola de pensamento. No Novo Testamento, discípulo em geral se refere a um seguidor de Jesus.
Dissolução – Viver somente para prazer próprio; esbanjar a vida em prazeres tolos ou perversos.
Dízimo – Décima parte dos rendimentos.
Doxologia – Fórmula litúrgica de louvor a Deus, geralmente ritmada.
Dromedário – Camelo de corrida, de uma só corcova.
Dúbio – Duvidoso, incerto; ambíguo.
Ebenézer – Palavra hebraica que significa: até aqui nos ajudou o SENHOR. Lugar onde os filisteus derrotaram os israelitas e tomaram a Arca da Aliança no tempo de Eli. Pedra que Samuel levantou em Ebenézer para comemorar a vitória dos israelitas sobre os filisteus no mesmo lugar de sua derrota anterior.
Éden – Terra onde Deus colocou Adão e Eva, que foram forçados a deixar o Éden depois que pecaram. Era banhado por um rio que estava em comunicação com outros rios: Pisom, Giom, Tigre e Eufrates.
Edom – Nação dos descendentes de Esaú, irmão gêmeo de Jacó. Edom, localizado ao sul do mar Morto, no meio do arenito avermelhado de um vale tectônico, era muitas vezes hostil a Israel.
Efa – 22 lts. (secos).
Egocêntrico – Aquele que refere tudo ao próprio eu.
Eira – Terreno onde se secam e limpam os cereais e legumes, nas marinas, se ajunta o sal.
Eirado – Terreno duro e liso onde se secam os cereais.
El-Shadai – Deus todo poderoso.
Elá – Lugar de acampamento dos israelitas durante a batalha de Davi e Golias. Vale próximo a Jerusalém no território de Judá.
Eleitos – Escolhidos para um relacionamento ou função específica. O povo de Deus escolhido em Cristo.
Emanuel – Palavra hebraica que significa Deus conosco.
Embotar – Tirar a energia.
Encanecido – Que aprendeu muito pela longa prática; experiente.
Engaste – Guarnição de metal que segura a pedraria nas jóias.
Entranhas – Qualquer víscera do abdome ou do tórax.
Entretecer – Tecer; tornar.
Entronizado – Exaltado; elevado.
Epístola – carta.
Esbulhar – Desapoderar; despojar; espoliar; usurpar.
Escabelo dos pés – Apoio para os pés do que se assenta no trono.
Escárnio – Zombaria; desprezo.
Escarvar – Cavar superficialmente; corroer.
Escória - Subproduto sem valor que sobra após o refino de metais preciosos como o ouro ou a prata e é assim jogado fora. Retrato de como são tratados os desviados.
Escriba – Escritor. Antes do cativeiro empregava-se esta palavra para significar a pessoa que tinha certos cargos no exército – e também se chamava escriba o secretário do rei, constituindo este emprego, junto das pessoas reais, uma alta posição. Na história judaica dos tempos mais modernos os escribas são os intérpretes ou copistas da lei.
Esfaimado – Causar fome a; encher-se de fome; esfomeado; fome.
Esmeralda – Pedra preciosa altamente apreciada pelos antigos. A esmeralda tinha o segundo lugar no peitoral do sumo sacerdote. Acha-se mencionada como sendo uma das pedras preciosas que adornavam o rei de Tiro – e fazia parte da mercadoria levada para aquela cidade. Nos fundamentos da Nova Jerusalém lá está, também, a esmeralda.
Espádua – Ombro.
Espargir / Aspergir – Espalhar em borrifos um líquido.
Espírito Santo – Terceira pessoa de Trindade.
Esquife – Espécie de caixão para transportar cadáveres; aquilo que se leva sobre alguma coisa.
Esterroar – Desfazer os terrões ou torrões de.
Estola sacerdotal – Uma das seis peças de roupa especificada para o uniforme dos sacerdotes israelitas, a estola sacerdotal consistia numa veste sem mangas de linho fino retorcido. Em alguns casos a palavra é usada no Antigo Testamento em referência a um objeto de adoração.
Evangelho – “Boas novas”, a notícia de que Jesus pagou a pena por nossos pecados e nos convida a receber sua oferta de perdão. Também era o anúncio dos feitos do imperador em uma batalha.
Eunuco - Homem castrado que, no antigo Oriente Médio, muitas vezes era empregado em cargo público. O termo veio a designar oficial, fosse ele eunuco de fato ou não.
Exército dos céus – As estrelas e outros corpos celestes, cuja adoração a Bíblia condena.
Exilado - pessoa banida da pátria e levada ao cativeiro em país estrangeiro. Um dos meios que Deus usou no Antigo Testamento para castigar o seu povo, purificando-o dos seus modos pecaminosos e rebeldes.
Expiação – Ato mediante o qual os pecadores são reconciliados com Deus pela eliminação do pecado, que faz separação entre Deus e os pecadores.
Extorsão – Obtenção de algo mediante a força ou por algum outro meio ilegal.
Fábula – Referem-se às lendas e alegorias judaicas de que são exemplos muitas historietas do Talmude. Coisas que são falsas, e imaginárias.
Faraó – Rei ou governante do Egito. “Faraó” era um título, como “Presidente”.
Fariseus – Ramo influente da comunidade religiosa judaica nos dias de Jesus. Considerados peritos em religião, os membros desse grupo acreditavam que a lei oral da fé judaica era tão autorizada e inspirada por Deus quanto a Torah, ou lei escrita. A eles Jesus reservou algumas das críticas mais severas.
Fauces – A parte superior e interior da goela, junto a raiz da língua; garganta.
 – Confiança em Deus; certeza que Deus faz e fará o que promete.
Fecundo - Capaz de produzir ou reproduzir-se.
Feitiçaria – Emprego de meios que, segundo se acreditava, tinham poder sobrenatural para produzir ou impedir determinado resultado; arte de controlar ou usar semelhantes poderes sobrenaturais. Consta da lista de artes mágicas condenadas e proibidas no Antigo Testamento.
Feixe – Molho; porção de objetos reunidos num só grupo.
Fenecer - Terminar; acabar.
Fermento - Substância que faz o pão crescer. Muitas vezes se depositava na farinha um resto de massa de uma fornada anterior, levedando assim a massa inteira dos pães. Símbolo da difusão do reino dos céus. Símbolo de ensinos indesejáveis. Símbolo da proliferação do mal.
Festa da Lua Nova – Festa tanto religiosa quanto civil no Antigo Testamento. Era celebrada no começo de cada mês, sendo muitas vezes mencionada junto com o sábado.
Figueira Brava – A expressão “figueira brava” usada por Jesus, se refere à religião dos judeus e à nossa quando é inoperante.
Filisteus – inimigos constantes de Israel.
Filho do Homem – Expressão do Antigo Testamento com que Jesus se autodenomina no Novo Testamento. Utilizou o termo para demonstrar que era o Messias prometido por Daniel.
Flagelos – Pragas, castigo, peste.
Forasteiro – No Antigo Testamento, não-israelita que habitasse em Israel, muitas vezes na pobreza. Mais tarde, veio designar qualquer forasteiro longe de casa.
Forjar – Fazer; provocar.
Fornicação – Esta palavra é usada na Sagrada Escritura, tanto no seu sentido natural, como de modo figurado com aplicação à idolatria, significando então a infidelidade para com Deus, Que é o Único que devemos adorar.
Fortaleza – Lugar de refúgio ou de defesa, como uma torre, uma fortificação ou uma colina alta cercada de defesas; desses locais, podiam-se rechaçar os inimigos. Metáfora de refúgio e de segurança.
Fressura - Conjunto das vísceras (entranhas, intestinos) mais grossas (pulmão, fígado, coração).
Frívolo – Palavreado sem importância.
Frondosa – Árvore muito grande (copa, ramo e ramagem).
Frugal – Modesto, simples, comum, trivial.
Frutificar - Dar frutos, reproduzir, dar resultado positivo e vantajoso.
Fundibulário – Aquele que combate com a funda.
Fundição – Ato, efeito, arte ou fábrica de fundir, derreter, juntar.
Fustigar – Açoitar; bater com vara.
Gabar-se – Elogiar, enaltecer, louvar. Jactar-se, vangloriar-se.
Gafanhoto – Migrador. Inseto muito agressivo. Um exército desses insetos pode devastar, dentro de minutos, campos inteiros de colheitas.
Galardão – Recompensa; recompensa de serviços valiosos; homenagem; prémio; honraria; glória.
Galiléia – Ampla área do norte da Palestina ao tempo do Novo Testamento. Nela Jesus cresceu, pregou e curou muitas pessoas.
Gana – Vontade, desejo de fazer.
Geena – Inferno.
Genealogia – Lista dos ancestrais ou descendentes de uma pessoa.
Gentio – Termo que designa o não israelita.
Getsêmani – Jardim no monte das Oliveiras.
Ginete – cavalo de boa raça, fino e bem cuidado.
Glutão - Pessoa que costuma comer demais
Gogue e Magogue – Ezequiel 38.1 profetizou sobre a vinda de um terrível rei, Gogue, da terra de Magogue, para opor o povo restaurado de Deus. Os capítulos 38 e 39 descrevem a preparação dos exércitos de apoio a Gogue, o seu ataque contra o povo de Deus e a sua repentina derrota por Deus. As nações que iam participar com Gogue na batalha representam diversos povos gentios.
Numa profecia menos detalhada, Gogue e Magogue reaparecem em Apocalipse 20.8-10. Esta vez, Satanás é visto como o líder verdadeiro deles. O resultado é o mesmo: a súbita e decisiva vitória das forças de Deus.
Gólgota – “Lugar da caveira”, lugar onde Jesus e dois criminosos foram crucificados.
Gômer - 2 lts. (secos).
Graça – Favor imerecido, benefício não obtido por serviços, bondade recebida gratuitamente. O dom maravilhoso de Deus, perdão dos pecados e capacidade de viver com dignidade no presente e com esperança para o futuro.
Grilhão – Corrente que prende os condenados; cadeia, algema.
Grou – Ave pernalta, da família dos cultrirrostros (que tem bico como lâmina).
Gume - lado afiado de instrumento de corte; perspicácia, agudeza.
Habor - Junção. Um rio de Gozã, que nascendo no montanhoso distrito da Mesopotâmia, corre para o Eufrates. Ele banhava o território para onde foram levados cativos os israelitas pelos assírios.
Hades – Palavra grega que se refere ao local dos mortos, à semelhança da palavra hebraica Seol.
Hanucá – Festa judaica que celebra a restauração do templo.
Harpa – É o mais antigo instrumento musical que se conhece, existindo já antes do dilúvio. A palavra hebraica kinnor, que se acha traduzida por harpa, significa provavelmente a lira. os hebreus faziam uso dela, não só para as suas devoções, mas também nos seus passatempos.
Hebraico – Língua em que a maior parte do Antigo Testamento foi escrita. Em alguns pontos, encontramos variações do Hebraico.
Hebreu - Outra forma de designar um israelita; descendente de Abraão. Às vezes se refere a um grupo mais amplo, que inclui os não israelitas descendentes de Héber – como os sírios, e os moabitas e amonitas (descendentes de Ló).
Hefzibá - A minha delícia, o meu prazer, está nela.
Herodianos – Grupo de judeus que se opunham a Jesus e apoiavam os Herodes, linhagem de reis judeus dos dias de Jesus. Favoreciam o governo de Roma, de onde provinha a autoridade deles.
Hinom – Gracioso.
Hissopo – Planta usada na cerimônia ritual de purificação. Seus galhos felpudos eram imersos no sangue sacrificial, que, em seguida, era aplicado ou aspergido sobre o objeto ou pessoa a ser purificada, simbolizando com isso a purificação espiritual do pecado.
Hipócrita – Que tem, ou em que há hipocrisia; impostura, fingimento, simulação, falsidade.
Holocausto – Na Bíblia, sacrifício. Vítima do sacrifício. Também pode ser assassinato em massa.
Homiziado – Que anda fugindo à ação da justiça.
Hosana – Forma grega do termo hebraico no Salmo 118:25: “Salve-nos, Senhor”.
Humildade – Virtude que nos dá o sentimento de nossa fraqueza, modéstia, submissão, inferioridade.
Icônio – É a capital da Licaônia, que Paulo visitou.
Idolatria – Adoração a deuses falsos, às vezes por meio de imagens. Qualquer coisa que nos afaste da adoração ao único Deus verdadeiro.
Ídolo – Imagem de um deus. Qualquer coisa que tome o lugar de Deus ou desvie Dele a nossa afeição, muitas vezes coisas como relacionamentos, trabalho ou passatempos.
Idôneo – Apto; capaz.
Ignomínia – Grande desonra; infâmia.
Iguaria – Comida fina, delicada e/ou apetitosa – Comida preparada.
Imaculado – Que não tem mácula ou mancha de pecado, puro, inocente.
Imanência – Qualidade do que está em si mesmo, e não transita a outrem. Atributos que caracterizam a imanência divina: onipotência, onisciência e onipresença.
Imanente – Que existe sempre em algo e é inseparável dele.Imarcescível – Que não murcha; incorruptível
Imolar – Sacrificar.
Impetuoso – Manifestação súbita e violenta; encolerizado.
Imprecação – Ato de imprecar; amaldiçoar; praga.
Impudícia – Sem pudor; sem vergonha.
Imputado – Atribuído; dar; conceder.
Imundo – Manchado ou contaminado, o que requeria vários ritos de purificação. Pelo sangue de Jesus, pecadores imundos são purificados, tendo a possibilidade de levar uma vida cristã frutífera.
Imutável – Não sujeito a mudança.
Incensário – Receptáculo usado para queimar incenso.
Incenso - Substâncias aromáticas como o Líbano e Mirra, queimadas para produzir uma fumaça fragrante. Pode simbolizar as orações ou a presença de Deus.
Incircunciso – Meninos ou homens de quem não se tirou a pele que envolve a extremidade do pênis. Figuradamente, o coração não-responsivo é dito incircunciso, ou seja, não-consagrado ao Senhor. Os gentios eram chamados incircuncisos, mas Paulo disse que a verdadeira circuncisão é a do coração.
Increpada – Censurar asperamente.
Iniquidade – Palavra para “pecado” e que aparece em algumas traduções da Bíblia.
Ismaelitas – Povo que deriva suas origens de Ismael; os árabes.
Insípido - Que não tem sabor; desagradável; tedioso; monótono.
Interceder - Orar por outra pessoa, em geral visando a obter o socorro divino.
Ira de Deus - A atitude de Deus para com o pecado e o pecador (que permanece no pecado) apresenta-se como sendo de ira.
Iracundo – Iracível; colérico; agastado; furioso.
Irrisão – Zombaria; escárnio.
Jaboque – Espalhado, murmurando. Rio quenasce no platô oriental das montanhas de Gileade. Formava um dos limites da terra dos filhos de Amom. Na sua margem do sul houve o encontro entre Jacó e Esaú. E foi perto do vau de Jaboque que o anjo lutou com Jacó.
Jacinto – Esta pedra preciosa acha-se mencionada no Apocalipse 9.17 e 21.20. As pedras conhecidas por este nome, nos tempos modernos, são de várias cores avermelhadas. O verdadeiro jacinto é um baço cristal encarnado, muito raro, e que polido adquire um grande brilho – o seu peso específico é maior que o da granada. O jacinto de Plínio, no primeiro século d. C., era uma pedra azul, talvez a safira, e é a esta que João provavelmente se refere. Mas no peitoral do sumo sacerdote é mais provável que seja uma pedra vermelha, ou alguma de cor amarelada.
Jactância – Gabar-se; vangloriar-se.
Jarretar – Jarretar um cavalo é cortar os importantes tendões e nervos, movidos pelos músculos da curva da perna – e desta maneira, cortados os jarretes, torna-se o cavalo, ou outro animal, incapaz de andar. A prática era comum em tempo de guerra.
Jebuseus – Pertencentes a Jebus. São os descendentes de Jebus, filho de Canaã, os quais colonizaram o distrito, em volta de Jerusalém, que então se chamava Jebus. Não se sabe se foram eles os primitivos habitantes, ou se substituíram uma raça ainda mais antiga. A primeira referência aos jebuseus foi feita pelos espias, quarenta anos antes da entrada dos israelitas na Terra Santa. Constituíam eles uma forte e vigorosa tribo, sendo disto prova o fato de conservarem o seu poder na forte cidadela de Jebus até ao tempo de Davi. O seu rei, Adoni-Zedeque, foi morto na batalha de Bete-Horom. A própria fortaleza de Jebus foi posta a saque e queimada pelos homens de Judá. Todavia, estes contínuos desastres não puderam pô-los fora do seu território, visto como os achamos numa época posterior, habitando ainda as terras de Judá e Benjamim. A submissão de Araúna, o rei jebuseu, a Davi, apresenta-nos um quadro característico da vida dos cananeus e também dos israelitas.
Jeová – Depois do cativeiro tinham os judeus tão grande respeito a este nome que, na verdade, somente era usado, segundo algumas autoridades, pelo sumo sacerdote, uma só vez no ano, no dia da expiação. Todavia, ocorre muito frequentemente na Sagrada Escritura – e por isso outra palavra, Adonai (Senhor), a substituiu na leitura em alta voz, e foi adotada pelos tradutores nas diversas línguas estrangeiras (em grego Kyrios – em latim Dominus). E desta maneira se perdeu a verdadeira pronúncia do Tetragrama Sagrado. Quando, porém, foram acrescentadas às consoantes hebraicas as letras vogais, as de Adonai foram dadas ao Tetragrama em vez das suas próprias. Por esta razão, se o primeiro ‘a’ fosse levemente disfarçado seria possível ler-se Yehowah – e foi isto o que realmente aconteceu. Com estas vogais se pretendeu, tanto quanto possível, designar várias formas do verbo hebraico e sugerir assim, numa só palavra, Jeová, estas ideias: ‘o que será’, ‘o que é’, e ‘Aquele que foi’. Embora isto seja pura imaginação, concorda com a frase que se encontra no Apocalipse 1.4. Primitivamente, sem dúvida, representava aquele tempo de um verbo hebraico que implica continuidade (o tempo chamado ‘imperfeito’), e com as suas vogais se lia Yahaweh ou Yahwek. A sua significação era provavelmente ‘Aquele que é’, ou ‘Aquele que será’, sugerindo plena vida com infinitas possibilidades. Para isto há a seguinte explicação: Quando Moisés quis informar-se a respeito do nome de Deus, foi esta a resposta: ‘o Ente “Eu sou o que sou”, “ou Serei o que serei”, me mandou vir ter contigo.’ Este nome significa, então, o Ser que subsiste por Si, o qual proverá a respeito do Seu Povo. Quanto a saber-se até que ponto o nome era conhecido do povo de Israel, antes da chamada de Moisés, não é possível aprofundar o assunto. Por um lado, explicitamente diz Deus: ‘Eu sou o Senhor: e eu apareci a Abraão, a isaque, e a Jacó, como Deus, o Todo-poderoso (El-Saddai) – mas pelo meu nome, o Senhor, não lhes fui perfeitamente conhecido.’
Jeová-Jireh – Quer dizer o Senhor proverá.
Kadoshi – Palavra de origem hebraica que significa santo, separado.
Koinonia – Do original Grego que significa comunhão. É uma expressão muito usada na igreja entre os cristãos, que quer dizer: participação, companheirismo, comunicação, ter em comum, compartilhar.

Jeová-Nissi – Quer dizer o Senhor é nossa bandeira.
Jeová-Ra-ah – Quer dizer o Senhor é meu pastor.
Jeová-Raphá – Quer dizer Eu Sou o Senhor que te sara.
Jeová-Samá – Quer dizer o Senhor está ali.
Jeová-Shalom – Quer dizer o Senhor é nossa paz.
Jeová-Isidkenu – Quer dizer o Senhor é a nossa justiça.
Joeirar - o grão é joeirado ou separado da palha, sendo lançado ao ar com uma larga pá de madeira – e fazia-se uso de um abano para afastar a palha. João Batista alude a esta operação quando fala da separação entre bons e maus.
Jornada de um dia – Segundo o cálculo geral, um viajante, caminhando só, andaria cinco quilômetros por hora, e o camelo quatro quilômetros. Os viajantes gastavam, na sua marcha, seis a oito horas. Mas o maior ou menor andamento dependia da natureza do caminho, por onde se marchava. Uma caravana de mulheres e crianças, camelos e mulas, movia-se muito devagar, não podendo ir além de dezesseis a dezoito quilômetros por dia.
Jornaleiro – Era o homem que ia livremente trabalhar todos os dias de trabalho – e assim se distinguia do servo permanente ou escravo. A paga do trabalho era feita todos os dias.
Jope – Porto marítimo situado cerca de 56 km a noroeste de Jerusalém, hoje chamado Java.
Jubileu – Celebração do Antigo Testamento, realizada de 50 em 50 anos. No 49º e no 50º anos, a terra ficava sem produzir por dois anos consecutivos, os israelitas escravizados eram libertos e as propriedades eram devolvidas aos seus primeiros donos.
Júbilo – Grande alegria.
Judeu – Esse termo, derivado de Judá, a princípio denotou o pertencente dessa tribo, vindo mais tarde a ser empregado em referência a todos os descendentes de Abraão. Outras designações são: israelitas e hebreus.
Jugo – Peça de madeira, em geral pesada, criada para encaixar-se por cima do pescoço de dois animais (em geral dois bois) e ligada a um arado ou a um carro. Figura da escravidão e da opressão; ao contrário do “jugo” pesado da lei, o jugo de Jesus é fácil de suportar. Claramente expressado pelo apóstolo Paulo proibindo assim o jugo desigual (qualquer tipo de acordo, associação, principalmente o casamento) com os incrédulos.
Junco – Planta herbácea que se usa para fazer móveis.
Junípero – Árvore; Juniperus Chinesis – Família das cupressácias. Origem: Ásia (China). Porte: árvore de 15 metros. Também possui uma outra espécie, que pode ser conhecido como Zimbro, mas aí é chamado deJuniperus Communis. Nesse caso junípero é um pinheiro nativo do norte da Europa, de regiões bem frias. É uma arbórea de pequeno porte, de tronco ereto e lignificado. Suas folhas são de coloração verde escuro, formando uma escama, parecida com as folhas da araucária. Seus frutos são verdes inicialmente, e à medida que vai amadurecendo vai se modificando para uma coloração anil, chegando até a cor preta. Este processo de amadurecimento pode chegar até três anos. O nome de zimbro, tem origem indo-européia, significando “junco”. Já o nome junípero, deriva da palavra holandesa genever, que acabou dando origem à palavra gin (a bebida).
Justiça – Cumprimento das exigências de um relacionamento correto, apagando a culpa e lhes creditando justiça, ajudando-os assim a dedicar-se em prol daquilo que ele declara justo.
Justificação – Ação divina por meio da qual o Senhor Deus nos faz entrar num relacionamento justo com Ele; declaração de inocência ou de justiça, libertação da culpa ou da reprovação.
Justificar – Apagar os pecados de alguém; declarar justo.
Labor – Trabalho.
Lagar – Grande tonel ou tanque em que várias pessoas podiam trabalhar juntas pisando as uvas. Com isso espremiam o suco, que então era coletado em vasilhames.
Lago de fogo – Termo usado para “inferno” no livro de Apocalipse, também chamado de “segunda morte”.
Lamentação - Cântico ou poesia de tristeza, grito de aflição (muitas vezes reconhecimento de condenação). O livro de Lamentações se compõe de cinco desses poemas de lamento.
Lapidar – Dar educação a; polir, aperfeiçoar; cultivar, educar.
Lascívia – Luxúria; libertinagem; sensualidade; perversão de costumes.
Lavandeiro – o trabalho do lavandeiro era limpar os vestidos e branqueá-los. Os vestidos eram metidos em tinas de água em que se deitava alguma substância, que corresponde ao nosso sabão. Os lavandeiros calcavam aos pés os vestidos, e os batiam. O que então se usava como sabão era, entre outras coisas, o nitro, álcali vegetal, e farinha de fava misturada com água.
Legião – Grande quantidade. Divisão do exército romano, com 6 mil soldados.
Lepra - Hoje conhecida como hanseníase, se bem que o termo bíblico abarcasse também outros tipos de doença da pele. Pode provocar paralisia, deformidades e gangrena.
Levedado – Que fermentou.
Leviatã – Grande animal marinho – possivelmente um crocodilo ou uma serpente marinha. Considerado por alguns o antigo dragão mitológico que supostamente provocava eclipses ao se contorcer em torno do sol. Criatura que, segundo a antiga mitologia, representava as águas do caos vencidas por Deus na criação.
Levirato – Tomar por mulher a esposa de um irmão falecido.
Levita – Membro da tribo de Levi; servo ou sacerdote da antiga Jerusalém; responsáveis pelo tabernáculo.
Libação - Oferta de líquidos, em geral de vinho ou de azeite, derramados em sacrifício de dedicação a Deus, junto com a oferta de manjares, das ofertas regulares apresentadas todos os dias. No Novo Testamento simboliza aquele que derrama a vida pela causa de Cristo.
Lira – Instrumento de madeira semelhante à harpa e diferenciado dela pelo número de cordas (segundo os historiadores, cerca de dez). A lira em geral tinha uma caixa de ressonância sobre a qual se faziam vibrar as cordas.
Liteira – Cadeirinha coberta sustentada por dois varais compridos e conduzida por homens ou animais.
Livre Arbítrio – Deus criou o homem, concedendo-lhe o livre-arbítrio e o exercício deste livre-arbítrio é algo que só pode ser feito por nós. É a liberdade de escolha.
Livro da vida – Onde está o nome de todos aqueles que viverão com Deus eternamente.
Locusta – Designação científica do gafanhoto.
Lomganimidade – Firmeza de ânimo.
Losna – nome de várias plantas asteráceas, alosna, absinto.
Louvor – Aplauso; aprovação; palavra ou gesto para declarar a dignidadede. É parte importante do culto a Deus.
Lua Nova – o primeiro dia do mês lunar era santificado. Por isso não se faziam negócios nem trabalhos manuais, estando o templo aberto ao culto público. Dia que se faziam banquetes de grande cerimônia, visto como Davi se considerava especialmente obrigado a ir nessa ocasião sentar-se à mesa do rei.
Lúcifer – Satanás.
Lugares Altos - Ver Altos.
Luxúria - Perversão de costumes; práticas antinaturais; licenciosidade.
Mácula – Sujeira; culpa ou defeitos.
Magos – Sábios da antiguidade que deviam predizer o futuro e influenciar acontecimentos como colheitas, secas e batalhas. Muitos alegavam deter conhecimento ocultista. Mas na verdade, muitos eram estidiosos de histórias, lendas e das estações, a ponto de poder dar com exatidão algumas informações.
Malograr – Fracassar; não ir adiante.
Mamom – Palavra aramaica para “saúde” ou “riqueza”. Jesus a empregou em seu ensino sobre o dinheiro.
Maná – Alimento dado por Deus de forma milagrosa durante os anos da peregrinação dos israelitas pelo deserto (o maná cessou na ocasião da primeira Páscoa que realizaram em Canaã). Os israelitas diziam que a sua aparência era como semente de coentro e seu sabor, como bolos de mel.
Mandrágora – Planta de flores fragrantes que cresciam naturalmente nas regiões desérticas.
Manjar – Qualquer alimento delicado e apetitoso.
Mar – Os hebreus davam o nome de mar a qualquer grande massa de água.
Mar de Fundição – Um grande vaso de cobre, construído para fins cultuais, no serviço do templo. Foi feito para o tabernáculo estando situado entre o altar e a ‘tenda da congregação’. Era uma enorme bacia, sobre um pé ornamentado, na qual lavavam as mãos e os pés os sacerdotes, na ocasião em que iam cumprir os seus deveres rituais. Era feita de bronze.
Maranata – Palavra aramaica para “Venha, nosso Senhor!”.
Mediador – O que está no meio entre duas partes, com o fim de as reconciliar.
Médium – Pessoas que se acreditava poder consultar fantasmas ou espíritos; pessoa por quem o espírito de algum morto se comunicaria com os vivos. Tal prática é condenada e proibida na Bíblia.
Megido – Antiga cidade de Canaã, dentro do território de Issacar, mas cedida a Manassés, que não expulsou os cananeus . Foi teatro da derrota de Sísera pela ação de Baraque e ali foi morto Josias pelo Faraó Neco – por esta razão é nome sugestivo de terrível conflito e perturbações. Estava situada num dos comissariados de Salomão, e para ali fugiu Acazias, onde morreu. Megido é a moderna povoação de Al-Lejjun, à distância de 24 km de Nazaré, na estrada de caravanas no Egito a Damasco.
Messias – Palavra hebraica que significa “ungido”. Se refere ao Salvador que os profetas do Antigo Testamento predisseram que nasceria de uma virgem em Belém. A forma grega é “Cristo”.
Mercar – Comprar para vender; adquirir por dinheiro, comprar; apregoar para vender; conseguir com esforço.
Metreta – Medida antiga que equivale a cerca de 40 litros.
Milagre – Palavra derivada do latim (miraculu), que, em sentido lato, se aplica a qualquer acontecimento maravilhoso. Mas na Bíblia usa-se em sentido restrito, significando um ato de Deus, agindo em direção a algo ou alguém.
Mirra – Goma aromática extraída de um arbusto comum em certas áreas do Oriente Médio. Seu óleo era usado como especiaria, como remédio e como cosmético. Um dos presentes que os Magos levaram a Jesus após o seu nascimento. Aplicou-se mirra ao corpo de Jesus para o sepultamento.
Misericórdia – Compaixão pela miséria alheia. Indulgência, graça, perdão, piedade.
Mistério – Entre os gregos, segredo transmitido somente aos iniciados.
Moloque – Tradicionalmente entendido como o nome de um deus pagão, cujo ritual incluía o sacrifício de crianças, que eram queimadas.
Monturo – Lixão.
Mordomo – Administrador dos bens de uma casa.
Morte – Fim da vida física. A morte espiritual significa separação em relação a Deus. A palavra é também empregada nos seguintes sentidos: 1) o fim de um modo pecaminoso de viver; 2) a derradeira irreversível separação em relação a Deus após o juízo.
Murta – Árvore. Quando os judeus voltaram do cativeiro, dirigidos por Neemias, foram buscar ramos de murta e outras árvores ao monte das oliveiras, para a construção de barracas na festa dos Tabernáculos. O profeta Isaías anunciava um tempo em que a murta havia de ser plantada no deserto e havia de substituir a sarça. Zacarias viu na sua visão um bosque de árvores de murta, em lugar sombrio.
Nardo – Óleo aromático extraído de uma planta da Índia, o qual era de grande preço. Em algumas passagens do Antigo Testamento há referências ao seu uso como sendo um perfume.
Nazireu – Aquele que demonstrava total consagração a Deus fazendo um voto de separação e de abstinência com vistas em algum serviço especial; as três proibições modelares eram abster-se dos produtos da uva, de cortar o cabelo e de entrar em contato com cadáveres.
Nédio – Lustroso; sadio.
Neguebe – Área que se estende para o sul, a partir de Berseba, no sul da Palestina. Embora seja desértica em geral, às vezes temporadas de chuva deixam poças de água na região.
Néscio – Tolo; ignorante; incapaz; idiota.
Nicho – Cavidade ou vão em parede ou muro para colocar estátua, imagem ou qualquer objeto ornamental; charola; pequena habitação.
Nicolaítas – Aqueles que ‘sustentam a doutrina dos nicolaítas’ são reprovados em Apocalipse 2.6,15, de modo semelhante aos ‘que sustentam a doutrina de Balaão’. Crê-se que as ações más destas seitas eram praticamente idênticas – e pelo que se lê em 2 Pedro 2.10 a 22 e Judas 4 a 18 podemos conhecer o caráter do sistema de Balaão. Não se abstinham de carnes oferecidas aos ídolos e das relações pecaminosas. Eram, esses atos, males relacionados, porque as festas idólatras eram muitas vezes ocasião das mais grosseiras imoralidades. Aborrecer tais práticas era sinal de vida na igreja – mas esta tornar-se-ia fraca e desleal, na sua concordância com o mal. Se tolerasse aquelas ações, poderia perder a glória de ter sido fiel durante a perseguição.
Oblação – Oferenda feita a Deus.
Obras de cerco – Equipamentos militares usados para conquistar uma cidade murada. Pinturas e inscrições assírias retratam aríetes com rodas e enormes torres, montadas sobre rodas, cheias de arqueiros. Os soldados empurravam essas torres até encostá-las nos muros, e as usavam como escadas protegidas.
Odre – Vasilha de couro usado para armazenar vinho.
Oferta de manjares – Oferta apresentada como ato de adoração. Tinha por único objetivo fazer lembrar o favor de Deus e agradá-lo com essa lembrança. O adorador que oferecia o sacrifício preparava pães, bolos ou bolinhos fritos e os levava ao santuário; uma parte era consumida pelo fogo, e o restante da oferta era comido pelos sacerdotes.
Oferta movida – Cerimônia pela qual as ofertas são dedicadas mais provavelmente levantando-se o objeto diante do senhor. Vários objetos podiam ser levantados na oferta movida, dentre os quais a porção do peito da oferta pacífica.
Oferta pacífica – Para manifestar gratidão a Deus, o adorador sacrificava no altar um animal sem defeito. Uma parte dele era queimada, e outra parte era comida pelo adorador, simbolizando paz e comunhão com Deus.
Oferta pela culpa – Oferta que absolvia o ofertante nos casos em que se fazia necessária a restituição, furto ou fraude, por exemplo. Oferecia-se um carneiro (nenhum substituto era aceito), e a restituição completa, acrescida de 20%, devia ser paga, satisfazendo tanto a Deus quanto a pessoa lesada. Somente as ofertas pela culpa aliviavam a consciência pesada, pois faziam restituição pelo pecado.
Oferta pelo pecado – Sacrifícios de sangue exigidos no Antigo Testamento no caso de pecados não-intencionais. As ofertas pelo pecado eram realizadas a favor de toda a congregação, em todos os dias de festa, sobretudo no Dia da Expiação, sendo ainda estipuladas em vários casos individuais, os quais exigissem uma pena pelos pecados.
Oferta de ação de graças – Sendo uma variante da oferta pacífica, essa oferta manifestava gratidão a Deus por livrar das aflições, por curar as doenças, por responder à oração ou por alguma outra benção recebida.
Opróbrio – Desonra; abjeção extrema; grande vergonha.
Oráculo – Resposta de um deus a quem o consultava.
Ósculo santo – Beijo de amizade. Sinal de mútuo respeito e confiança; o equivalente a um aperto de mãos ou abraço.
Padejar – Atirar com pá.
Pá de joeirar – Espécie de garfo grande, de madeira, usado nos tempos bíblicos para lançar ao ar os grãos debulhados. Com esse processo, o vento levava a palha, mais leve, e os grãos, mais pesados, caíam de volta ao chão.
Palatável - Aceitável, tolerante, que é grato ao paladar ou gosto.
Pano de saco – Tecido grosseiro, de cor escura, em geral de pêlos de cabra. Era usado como roupa sobretudo em período de luto ou de protesto social. Símbolo de tristeza e de luto.
Pão Asmo – Este pão é feito somente de farinha e água, sem fermento, e cozido em porções de pequena espessura. Para se comer não deve ser cortado, mas partido com os dedos.
Parábola – Dito ou história que aplica uma lição fazendo uso de ilustrações do cotidiano; comparação entre dois objetos com o propósito de ensinar. Jesus contou muitas parábolas enquanto viveu aqui na terra.
Páscoa – A Páscoa Judaica é comemorada com o sentido de relembrar a saída do Egito, a libertação que o Senhor Deus trouxe. Eles comemoram o fato de terem, então, deixado de ser escravos. Com a vinda de Cristo, continuamos a comemorar a Páscoa e o sentido é o mesmo: a morte não conseguiu manter cativo a Cristo. Ele ressuscitou! Com isso, temos vida Nele e para Ele. Somos libertos da escravidão do pecado em Cristo e não por nós mesmos, uma vez que o bem que queremos, não consiguimos fazer, mas o mal que detestamos, esse acabamos fazendo. Com isso, a nossa Páscoa tem o mesmo sentido da judaica, de um modo geral: LIBERDADE DA ESCRAVIDÃO E VIDA COM O SENHOR!!!
Patriarca – Pai de uma família ou chefe de uma tribo ou raça; antepassado dos israelitas.
Paz – O conceito bíblico de paz tem na raiz o significado de “totalidade”, de “inteireza” ou de “perfeição”. Entre as importantes gradações de sentido, temos “realização”, “maturidade”, “saúde”, “integridade”, “harmonia”, “segurança”, “bem-estar” e “prosperidade”. Conota, também a ausência de guerra e de perturbação.
Pecado – Transgressão de preceito religioso, maldade, culpa, vício. Fazer algo contrário a vontade de Deus.
Pedra angular - O canto inferior de uma construção (alicerce) ou a chave de uma abóbada. Refere-se a Jesus, a Pedra que os construtores rejeitaram. Refere-se a Cristo, a declaração de Pedro sobre quem era Jesus, declaração que deu conta do que Jesus era e sobre aquela declaração (de que Ele era o Cristo), a Igreja foi edificada. Muitos interpretam que é sobre Pedro, mas Jesus fez trocadilho com as palavras. Jesus não se referia a Pedro e sim à declaração que Pedro fez ao dizer que edificaria a Sua Igreja. Pedro disse que Jesus era o Cristo e Jesus fez o mesmo com Pedro, dizendo que ele era pedra. Apenas trocadinhos com as palavras, para deixar claro que da mesma forma que o nome de Pedro significava pedra, Ele era o Cristo. E a Pedra que Ele edificou a Sua Igreja foi a declaração de Pedro, de que Ele era o Cristo. Logo, sobre Ele mesmo. Da mesma forma que na representação do corpo, Ele é a cabeça, a parte principal, pensante, comandante, no exemplo da construção Ele é a pedra angular, a principal, a que mantém em ordem a construção.
Pedra de moinho – Uma de duas pedras usadas para esmagar os grãos a fim de obter farinha.
Pedra de tropeço – Qualquer coisa ou pessoa que leve alguém a pecar.
Peitoral - Bolso colorido, medindo 23 por 23 cm, preso às vestes do sumo sacerdote no Antigo Testamento. Doze pedras preciosas no bolso representavam as 12 tribos de Israel de modo que, ao ser pendurado no pescoço do sacerdote, o povo ficasse perto do seu coração. Dentro do peitoral havia o Urim e o Tumim.
Peles finas – Peles de vaca-marinha (que é o mesmo que dugongo), animal marinho encontrado em abundância nos bancos de corais do mar Vermelho e em outras águas tropicais. Esse animal chegava a ter cerca de 3,3m de comprimento, com cabeça arredondada, cauda semelhante à dos peixes e nadadeiras em forma de membros anteriores. Assemelha-se à foca. Como o mar Vermelho margeava o antigo Egito, não é de surpreender que Israel usasse essas peles para vários fins.
Perfídia – Ato ou qualidade do que é pérfido; falsidade; deslealdade.
Perscrutar - Investigar minuciosamente.
Postes-ídolos – Postes de madeira, talvez entalhados com a imagem de Aserá, deusa cananéia do amor e da guerra, erigidos para homenageá-la e colocados perto dos altares do culto cananeu.
Preceitos – Mandamentos, em geral injunções divinas, que definem obrigações humanas.
Piedade – Pena dos males alheios, compaixão, devoção, religiosidade.
Potestade – Poder, potência.
Presságio – Previsão; pressentimento.
Primícias – Primeiras colheitas a amadurecer na estação. A oferta das primícias era uma dádiva da primeira e melhor parte da colheita, o que deixava entendido que todo o sustento de Israel provinha de Deus.
Primogênito – Filho mais velho e possuidor de privilégios especiais, como parte maior na herança. No Antigo Testamento, o termo muitas vezes denotava os privilégios e o favor que Deus outorgava a Israel. No Novo Testamento, JESUS é chamado primogênito do Pai, aquele que governa sobre tudo.
Primogenitura, direito de – No Antigo Testamento, o filho primogênito recebia direitos especiais, incluindo a autoridade para ser líder da família.
Profanar – Tratar sem respeito nem reverência. Tornar imundo ou contaminado algo santo, tratando-o com desrespeito ou irreverência.
Profecia – A mensagem do profeta. Também dom espiritual capacitação sobrenatural para edificação da família de Deus. Quem tinha esse dom anunciava verdades novas ao povo de Deus ou o desafiava com verdades escriturísticas.
Profeta – Porta-voz de Deus, que recebe uma mensagem da parte de DeleS e proclama a um grupo específico de ouvintes. Além de falar de coisas futuras, ocultas, também falava do que já estava revelado mas não estava sendo cumprido.
Propiciação – Alguma coisa que leva alguém a perdoar uma ofensa recebida, ou a proceder misericordiosamente para com o ofensor. Meio pelo qual se consegue o favor.
Prostituição cultual – Prostitutos e prostitutas do antigo Oriente Médio, empregados nos cultos da fertilidade. Praticavam atos sexuais no templo do seu deus como parte do culto que prestavam a deidade pagã.
Provérbio – Máxima expressa em poucas palavras, sentença moral, adágio, ditado.
Prudente – Precavido; de sobreaviso; prevenido.
Publicanos – Cobradores de Impostos empregados pelas autoridades romanas. Tinham a má fama de exigir impostos excedentes em relação à taxa oficial, enchendo os bolsos com a diferença. Eram desprezados pelos judeus por colaborarem com o governo romano, que dominava o país.
Purificar – Tornar limpo ou puro. Ser purificado ou limpo significa ficar livre de defeitos que desqualificariam para o uso ou para a atividade religiosa. Ser eticamente puro significa demonstrar-se, nos pensamentos e na conduta, escolhido por Deus.
Púrpura – Símbolo da riqueza e da realeza. A tinta de púrpura, altamente valorizada no mundo antigo, era obtida de vários moluscos comuns na Fenícia (nome que significa terra da púrpura).
Purulento – Que agrega pus.
Pústula – Ferida cheia de pus.
Quebrantar – Abater; arrasar; debilitar; enfraquecer.
Queixume – Lamentação; gemido; queixa.
Querubim – Ser angelical alado que existe precisamente para glorificar a Deus e lhe vindicar a santidade diante do orgulho presunçoso dos seres humanos caídos. Assistente simbólico que marcava o lugar da entronização de Deus em seu reino terrestre, na Arca da Aliança.
Quinhão – Quota; parte.
Rabi – Título de respeito que significa meu mestre ou meu professor, empregado em referência aos mestres da lei.
Rabino – Doutor da lei judaica; sacerdote do culto judaico.
Ratificar – Confirmar, comprovar; tornar válido.
Recalcitrar – Resistir desobedecendo; teimar.
Recôndito – Escondido; oculto.
Redenção – Libertação e livramento.
Redentor - O que livra da escravidão ou das aflições.
Redimir – Obter livramento ou soltura mediante o pagamento de um preço; comprar de volta.

Regaço – Colo.
Ressurreição – Ato de voltar à vida após ter morrido.
Resto, Remanescente – Parte ou grupo remanescente após destruição ou dispersão. Os que escapam do juízo divino em virtude da graça de Deus. Símbolo de esperança referente à grande multidão que um dia ficará em pé, salva, diante de Deus.
Revelação – Ação divina que comunica aos homens os desígnios de Deus.
Reverência - Atitude de profundo respeito, honra e deferência.
Rixosa – Barulhenta; brigona.
Rolo – Um livro nos tempos antigos constava de uma simples tira de papiro ou de pergaminho, que usualmente se conservava enrolado em duas varas – e se desenrolava quando qualquer pessoa desejava lê-lo.
Rotos – Rasgados.
Tabernáculo – Onde se realizava o culto público. Desde que os israelitas andaram pelo deserto até ao reinado de Salomão, era não só o templo de Deus, mas também o palácio do Rei invisível. Era a ‘Sua santa habitação’, o lugar em que Ele encontrava o Seu povo, tendo com os israelitas comunhão – era, pois, o ‘tabernáculo da congregação’, isto é, o templo do encontro de Deus com o homem.
Tabernáculos, Festa dos - Era uma solene festividade dos hebreus, a qual durava oito dias, e era celebrada depois de se fazer a colheita do trigo e de se recolherem os frutos, sendo chamada a festa da Colheita dos Frutos. Era uma das três grandes solenidades, em que todas as crianças do sexo masculino eram obrigadas a apresentar-se diante do Senhor – e foi ela instituída para comemorar a bondade de Deus, que protegeu no deserto os filhos de Israel, e os fez habitar em tendas ou barracas depois de terem deixado as terras egípcias.
Talento – É, no Antigo Testamento, o maior peso hebraico para metais. Parece que os antigos hebreus tiveram três diferentes talentos, provenientes da Assíria e da Mesopotâmia, onde havia três talentos semelhantes. O talento peso ‘do rei’ era igual ao peso padrão de 158 arratéis – o talento de ouro a 131 arratéis, 6000 libras esterlinas – o talento de prata a 117 arratéis, 400 libras esterlinas. A moeda, mencionada no Novo Taestamento, é o talento grego, com o valor de, aproximadamente, 240 libras esterlinas. Também é capacidade para realizar algo.
Talmude – Doutrina e jurisprudência da lei mosaica com explicações dos textos jurídicos do Pentateuco e a Michna, quer dizer, a jurisprudência elaborada pelos comentadores.
Templo – Edificação para definir o local de culto. Tinha divisões internas para Gentios, Judeus homens, mulheres, classes dentro do judaísmo, além do Santo dos Santos.
Tenazes – Instrumento parecido com uma tesoura para segurar coisas para um determinado fim.
Tenda – Forma de habitação. Local para habitar.
Terebinto – Esta árvore tem um tronco pequeno e nodoso, crescendo até à altura de quase 6 metros – muitas vezes acha-se isolada, e por isso é facilmente reconhecida à distância, sendo boa para debaixo delas se realizarem especiais práticas religiosas. Em outros lugares, fora da Palestina, dela se extrai a terebentina, para fins comerciais.
Tentação – Ato ou efeito de tentar, desejo veemente, disposição ou impulso para a prática de ações condenáveis.
Tentador - O agente da tentação. Também se denomina ‘o diabo’ e Satanás.
Tetrarca – Governador de uma quarta parte. Acha-se aplicado o termo a Herodes Antipas, tetrarca da Galiléia, a Herodes Filipe, tetrarca da Ituréia e Traconites, e a Lisânias, tetrarca da Abilene (Lc 3.1). Parece que os romanos usavam esse título, nos tempos do Novo Testamento, para designar príncipes tributários, que não tinham suficiente importância para serem chamados reis.
Teologia – Teologia é a doutrina ou ciência de Deus. A Teologia cristã, aquela que mais nos interessa, é, na aceitação geral, a ciência da religião evangélica, como se acha ela revelada na Bíblia, desenvolvida na História, e continuada na vida progressiva da igreja cristã.
Teológico - Que diz respeito à teologia, que está conforme aos ensinamentos da teologia.
Tição – Pedaço de lenha em brasa na sua extremidade, um facho, frechas que queimam.
Tofete – Lugar da chama. Acredita-se que era inicialmente um lugar de rara beleza, mas que foi corrompido com culto aos ídolos e sacrifícios. Por conta disso, deveria se tornar o Vale da matança, como vemos em Jeremias.
Torá – Em hebreu, “lei”. A princípio se referiu à instrução oral, tarefa específica dos sacerdotes em Israel e depois dos profetas, dos “sábios”. Quando vão se formando os livros, a Torá ou lei, ficou definida como o Pentateuco, o conjunto dos 5 primeiros livros da Bíblia (Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio). No Novo Testamento, às vezes designa todo o Antigo Testamento.
Topázio – Pedra preciosa transparente, de cor áurea. Diz Hilário que ela excede em brilho as outras pedras, como o ouro os diversos metais. Uma ilha do Mar Vermelho era chamada ilha do Topázio. As descrições no Apocalipse acham-se em íntima conexão com as do Êxodo e de Ezequiel. O topázio era uma pedra que brilhava no peitoral do sumo sacerdote – semelhantemente adornava as vestes do rei de Tiro – e luzia nos fundamentos da Jerusalém Celestial.
Transcendência – O conjunto de atributos do Criador que lhe ressaltam a superioridade em relação à criatura.
Transcender – Ser superior a; passar além de; ultrapassar, exceder.
Tremedal – Pântano; brejo.
Trombeta – Era usualmente o “shophar” ou chifre de carneiro ou de boi, e muitas vezes, ainda em uso entre os judeus nas ocasiões solenes. Fez-se menção, também, de trombetas de prata, de que se serviam somente os sacerdotes.
Tropel – Barulho produzido por grande número de pessoas que se agitam; grande estrondo feito com os pés; conjunto de pessoas movendo-se em desordem; tumulto; confusão.
Tumim – Perfeição – Ver Urim.
Ufanar - Envaidecer; orgulhar-se.
Unção - Ato ou efeito de ungir. Sentimento de piedade; doçura comovente na expressão; tonalidade suave e comovente no falar, que suscita sentimentos compassivos ou piedosos; aplicação dos Santos Óleos a uma pessoa para a consagrar.
Ungir – Ato simbólico de derramar azeite sobre objetos ou pessoas em sinal da consagração. O nome Messias significa o Ungido.
Urim – Junto com o Tumim, algum tipo de método pelo qual o sacerdote do Antigo Testamento podia discernir a vontade de Deus. Possivelmente tratava-se de sortes ou pedras sagradas, lançadas como dados, para obter uma resposta positiva ou negativa da parte de Deus.
Usura – Juros, em geral excessivos, cobrados sobre quantias emprestadas.
Usurpar – Exercer indevidamente.
Vagalhão – Grande onda do mar agitado.
Vale do Cedrom – Imediatamente a leste de Jerusalém, entre a cidade e o monte das Oliveiras.
Valente - Que passa bem de saúde. Saudável; resistente; forte; robusto; intrépido; corajoso.Viandante – Que ou a pessoa que viaja, especialmente a pé; caminhante.
Vida eterna – Qualidade de vida que começa no momento em que alguém confia em Jesus para a salvação e continua após a morte física pela comunhão com Deus numa vida que nunca terá fim.
Vidente – Pessoa que profetiza acontecimentos futuros. Ver Profeta. O que transmite a palavra de Deus.
Vilipêndio – Desprezo; menoscabo.
Vindouro – Que há de vir ou acontecer; futuro.
Vigia – Alguém posicionado numa torre ou em outro ponto elevado com a incumbência de vigiar, observar e alertar, a aproximação de mensageiros ou de inimigos.
Vingar – Acertar as contas com alguém que praticou o mal, ou castigá-lo.
Vinho novo – Suco recém-espremido da uva. Contém menos sabor e menos teor alcoólico por ser breve o seu processo de envelhecimento.
Visão – Revelação, mensagem ou compreensão sobrenatural transmitida por meio de retratos vistos somente no interior da mente ou do espírito. Os retratos da visão podem ilustrar verdades espirituais ou eventos futuros.
Vituperar - Tratar com dureza, insultar, repreender ou desaprovar.
Voto – Promessa solene e voluntária, feita a Deus, de realizar ou deixar de realizar algo em troca de algum benefício esperado.
Xerxes - forma grega do nome hebraico Assuero.
Xofrango – ave imunda
YAVH – Tetragrama Sagrado. Nome de Deus.
Yehoshua – Palavra hebraica que significa “salvação”.
Yeshua – Jesus também vem do hebraico (Yeshua) que significa salvação, Salvador.
zelo – Devoção ardente a uma pessoa ou a uma causa.
Zelote – Zelote é o nome dado a Simão, um dos apóstolos. Essa palavra é o equivalente aramaico do termo grego ‘Zelotes’, que em algumas versões se acha traduzido por ‘zelador’. Este nome lhe foi dado, ou porque ele era membro da seita judaica dos zeladores (zelotes), os extremistas no repúdio da dominação romana, prontos para pegar em armas contra essa dominação, ou porque ele manifestava ardente zelo na obra da evangelização.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...